Filosofia

O Retiro Tao Tien​
 

Há mais de 20 anos o Retiro Tao Tien era uma comunidade com muitas famílias vivendo aqui, sem eletricidade ou boas estradas, conhecido como Portão do Céu. Desde 2000 o local passou a ser chamado como Tao Tien e apenas uma família mantém esse lugar, como morada e como oferenda de seus trabalhos. Algumas pessoas se identificam com o estilo de vida simples, voltado ao trabalho comunitário na terra, nas casas e na cozinha, e passam mais tempo, fazendo parte da família Tao Tien por estações.

Não é um hotel no sentido impessoal do serviço - quem vem se envolve com a presença da família: comemos e limpamos todos juntos. Muitos que moram aqui são voluntários e o dinheiro arrecadado é para a manutenção do retiro, um sítio extenso e com uma grande área de mata preservada.

O lugar é uma oferenda para quem procura ficar em silêncio, um espaço para a reza e a prática de sua crença. Nós gostamos muito dos mestres do budismo tibetano, e muitos serviram como grandes mestres para cada membro da família. Também ouvimos as palavras de Mooji, Papaji e Neem Karoli Baba. Nos inspiramos no caminho do São Francisco de Assis, nos poemas de Rumi e Hafiz, e nos mantras hindus que cantamos todos os dias antes das meditações. 

A Família Tao Tien

Yasha é a idealizadora do lugar. Quem nos visita gosta de ouvir seus ensinamentos e histórias. Nascida na Alemanha, vive no Brasil desde os 20 anos de idade. Casada com Marcio, é mãe de Natascha e Tiffani. 

Yasha fez muitos retiros longos em sua vida, nos Andes, na Noruega, na Mongolia, entre outros lugares distantes. Hoje ela também vive reclusa e recebe visitas quando é pedida a leitura de aura ou em ocasiões especiais.

Marcio é músico e fazedor de pães. Foi biólogo, professor de física, velejador e cruzou o Paquistão de bicicleta. 

Lu é o braço direito de Yasha e administra o Retiro Tao Tien. É Reikiana, estudiosa da Yoga dos Sonhos, e como veterinária ajuda todos os bichos que aparecem!

Natascha, mãe do Lucas e do Shankar, viveu na Índia e na Tailândia onde seguiu seu mestre tibetano e se especializou em várias terapias. Você pode saber mais no link "para alma".

Tiffani Gyatso, mãe do Arion e casada com Ahanti, especializou-se na Arte Sacra do Budismo Tibetano, Thangka, na Índia, e hoje oferece aulas sobre o assunto, além de pintura intuitiva e processos criativos. Criou o centro de Artes YabYum no Retiro Tao Tien. Você pode saber mais em: www.tiffanigyatso.com

Ahanti se ocupa no mundo de terno e gravata como executivo e fora dele, dedica seu tempo, junto com Tiffani, em formar os grupos que promovem os retiros sobre "O Sagradado Masculino", "O Sagrado Feminino" e "Grupos de Homens". Estudou com Vasant Swaha e David Deida. Saiba mais no seu blog: www.ahanti.com

Daniela é estudante de yoga, praticante de Reiki e responsável por responder as reservas de quem quer visitar ou se hospedar no retiro. 

Luisa trocou a arquitetura pelos estudos de espiritualidade. É Reikiana e ajuda a preparar as refeições do retiro e a recepcionar os hóspedes. 

Os voluntários que, em ocasiões específicas, ficam por alguns meses ajudando no retiro. Nós recebemos interessados através de quatro sites de voluntariado: WWOOF, HelpX, Worldpackers e Workaway.