top of page

Nossa filosofia

Há mais de 30 anos, a Manuela idealizou a comunidade e retiro Tao Tien, sob os ideal de expansão de consciência e simplicidade. No início, algumas famílias viviam aqui, sem eletricidade ou boas estradas. Desde 2000, apenas a família da Manuela continua no espaço, junto com pessoas que se identificam com seu caminho e ensinamentos e passam mais tempo, fazendo parte da família Tao Tien por estações. Adotamos um estilo de vida simples, voltado a servir ao Divino,  trabalho comunitário na terra, nas casas e na cozinha.

Não é um hotel no sentido impessoal do serviço - quem vem se envolve com a comunidade: comemos, conversamos e limpamos todos juntos. Muitos que moram aqui são voluntários e o dinheiro arrecadado é para a manutenção do retiro, um sítio extenso e com uma grande área de mata preservada.

O lugar é uma oferenda para quem procura ficar em silêncio, um espaço para a reza e a prática de sua crença. Nós gostamos muito dos mestres do budismo tibetano, e muitos serviram como grandes mestres para cada membro da comunidade. Também ouvimos as palavras de Mooji, Papaji e Neem Karoli Baba. Nos inspiramos no caminho do São Francisco de Assis, nos poemas de Rumi e Hafiz, e nos mantras hindus que cantamos todos os dias antes das meditações.

bottom of page