Programação

DURANTE A QUARENTENA ESTAREMOS FECHADOS PARA HOSPEDAGENS, MAS VAMOS TRANSMITIR NOSSAS MEDITAÇÕES AO VIVO PELO INSTAGRAM @retirotaotien


A programação diária faz parte da rotina dos moradores e dos hóspedes do Tao Tien e todos são bem-vindos!


Mantras e meditação silenciosa no templo

Diariamente das 7:00 às 7:30 e das 18:00 às 18:30

 

Eventualmente alguns retiros são programados. Você pode fazer sua inscrição de acordo as informações abaixo:

Retiro Anual de Pintura Budista

June 08, 2020

RETIRO ANUAL DE ARTE DE PINTURA TIBETANA : THANGKA com Tiffani Gyatso e ensinamentos com Drupon Lama Dorje
De 8 à 14 de junho 2020, Retiro Tao Tien e Atelier YabYum, Extrema (120km de SP)

Essa imersão intensiva de 5 dias na Arte Tradicional do Budismo Tibetano serve para quem quer se aprofundar no dharma e também para aqueles que querem um primeiro encontro com a arte sacra do budismo. Não necessita de experiência prévia, é suficiente trazer sua dedicação verdadeira e motivação. Porém é um estudo que exige muita dedicação e foco.

Os participantes que vem pela primeira vez, poderão escolher entre Buda Sakyamuni (o Buda historico) ou Buda da Medicina para desenhar e completar a pintura.

Para aqueles que já fizeram um curso de thangka completo anteriormente, poderão escolher entre: Tara Branca, Tara Verde, Tara Vermelha ou Vajrasatva. (No caso se houver uma imagem especifica desejada, será discutido a possibilidade de realizado considerando os limites do tempo)

O querido Drupon Lama Dorje, nascido no Tibet irá nos conceder todas as manhas meditações e breves ensinamentos, nos recordando de sua maneira simples e muito leve, da nossa motivação e do caminho claro do dharma. O restante do dia será dedicado à pintura com pequenos intervalos para se esticar, caminhar e tomar um chá onde estaremos compartilhando inspirações da arte como um caminho do coração em devoção e pratica. 

No dia 12 teremos uma grande celebração que todo ano o Atelier YabYum promove que é as trocas de bandeirinhas e oferenda à todos os elementos da natureza, gerando benção à todo os seres. Temos a alegria que Lama Dorje estará realizando essa cerimônia consistentemente pela 4º vez.

O Atelier YabYum, construído com o propósito de acolher todas as manifestações das artes sacras e as artes que se dedicam ao despertar da consciência. O próprio ambiente ja inspira e nos lembra naturalmente de nossas motivações mais sinceras, um componente essencial para a pratica das artes sacras.

Começaremos com explicações teóricas de:

- Como serve a iconografia budista para a pratica do dharma

- Da onde surge o panteão de budas e bodisatvas no budismo tibetano

- A qualidade de algumas dos budas que iremos trabalhar

- Simbolos, proporções e cores

- Técnica de desenho, transferencia, pintura tradicional (acrilico, aquarela e pigmentos) e acabamentos

- Mantras e meditação antes e durante a pratica de pintura com o monge tibetano Lama Drupong Dorje

- Cerimonia de Lung-ta e tomada de refugio.

 

A intenção dessa imersão na arte sacra, é lhe proporcionar uma experiência de silenciar a mente e seguir a disciplina artistica como meio de conectar-se ao divino.

 

Tiffani Gyatso estudou de 2003 a 2006 no Instituto Norbulingka de Arte, fundado por S.S o Dalai Lama na India. Ao retornar ao Brasil, coordenou e pintou os murais do templo do CEBB em Viamao, RS de Lama Padma Samten. Finalizado em 2012 se dedica a ensinar essa arte. Em 2017 abriu o Atelier YabYum nas montanhas de Extrema, dentro do sitio Tao Tien. Quase todo ano guia grupos de interessados na arte sacra para India e Nepal. Saiba mais: www.tiffanigyatso.com

VALOR: R$1.980 - inclui:

. Curso com todo material 

. Acomodação compartilhada dividido em M e F (6 noites e 5 dias inteiros de aula)

. Todas refeições: Café da manhã, almoço, café da tarde e janta. Tudo vegetariano.

Os participantes ficarão acomodados em dormitórios (separado F e M) e todas as refeições deliciosas serão oferecidas com carinho. Faremos meditação no templo todas as manhas e noites.

Modos de Pagamento:

A vista ou até em 2x por deposito ou transferencia bancaria para o Banco Itau. 

Solicitar inscrição por e-mail: arteperegrina@gmail.com

Chegada segunda-f dia 8/6 a partir das 14hs. Início das praticas dia 10/6 pela manha.

Saida domingo dia 14/6 ao fim do dia. 
 

Como chegar: De carro, procure como Retiro Tao Tien no google maps ou Waze.
De ônibus para Extrema (descendo em Vargem, 10km antes) com pick up organizado (valor por pessoa por viagem a partir de Vargem Rs30). Ou uber por um contato pessoal a partir dos aeroportos de São Paulo.

Veja AQUI fotos de workshops anteriores

Cerimonia Budista

June 12, 2020

Cerimônia Anual de Lung-ta e Tomada de Refúgio com Drupon Lama Dorje

Dia 12 de junho 2020, Retiro Tao Tien e Atelier YabYum, Extrema (120km de SP)
Um dia de celebração com todos aqueles que apoiam a arte como caminho da expansão da consciência e reconexão com o Ser Autêntico!
- Renovação das bandeirinhas (Lung-ta) tibetanas de oração com cerimônia do fogo e oferenda aos elementos da natureza. Bençãos. 
- Tomada de Refugio no Budismo Vajrayana (recebimento do nome de dharma) 
- Banquete compartilhado
Participação por inscrição prévia: arteperegrina@gmail.com 
Para quem é: para quem quiser ter contato com Lama Dorje, sua presença e bênçãos. Quem quer passar um dia lindo na montanha conhecendo o Atelier YabYum e sua proposta com Tiffani Gyatso dentro do Retiro Tao Tien e trocando com todos que vem!
Monge tibetano, Drupon Lama Dorge, estudou durante 25 anos nos monastérios tibetanos, recebendo profundos ensinamentos da filosofia, rituais budistas, mandalas, astrologia e medicina tibetana, passou por 4 anos em um retiro de silêncio, para assim receber o título de Lama (mestre). Há mais de 7 anos atua junto à Organização Condor Blanco, na escola de “Bodhisattva”, expandindo o Dharma, ensinando sobre o caminho Mahayana, linhagem de Dalai Lama. Recentemente ele foi nomeado por SS Chetzang Rimpoché como “Drubpon”, que significa mestre de meditação e de retiros.
 

Bandeira de oração LungTa – Tibetan: རླུང་རྟ་

O significado literal de lungta é cavalo do vento. Lungta refere-se à força positiva e boa sorte de cada indivíduo. Devido a causas e condições, esta força pode ser aumentada ou tornar-se enfraquecida. Um exemplo de alguém com lungta forte é uma pessoa que parece ter sucesso sem esforço em qualquer coisa que faça, o tipo de pessoa que está sempre no lugar certo no momento certo. Para esta pessoa, o lungta é muito alto. Há muitas maneiras de fortalecer e aumentar o lungta. Um método é pendurar bandeiras de oração. Estas bandeiras são das cinco cores, dos cinco elementos e são impressos com mantras e uma imagem do cavalo do cavalo. Ao mesmo tempo, o cavalo era o método mais rápido de viajar. Sua imagem representa a velocidade com que se reza para que seu lungta se eleve e aumente. Além disso, o lungta de cada indivíduo está associado a um dos cinco elementos de acordo com o ano em que eles nasceram. Se o lungta de uma pessoa estiver associado ao Elemento de Fogo, eles podem reforçar o seu lungta de uma maneira simples usando a cor vermelha ou pendurando bandeiras vermelhas de oração. (texto Cintamani)

 

Valor de troca: Rs50 (via deposito Itau) e um prato de comidinha vegetariana para compartilhar no banquete de almoço. Quem quiser tomar refugio com Lama, uma oferenda à parte em um envelope diretamente à ele durante a cerimônia. Essa cerimônia também pode só ser assistida. Veja aqui, o que é Tomar Refúgio.
Quando: Sexta dia 12 de junho 2020, inicio 9:00am (pontualmente)
Inscrição: arteperegrina@gmail.com
Quem quiser passar a noite, estadia com alimentação: Rs120

Saiba mais sobre o Atelier YabYum
Please reload

1/1